O Brasão

 

   Lei 1346

    De 25 de junho de 2002

   “Dispõe sobre a instituição da Bandeira do Município de Jandira”       Leia +

 
 

O Brasão do Município de Jandira foi criado pela Lei 123/67 de 08 de setembro de 1967, é de formato redondo-peninsular, evoca o nosso passado lusíada sendo  o seu uso comum na Heráldica brasileira.                                                                                           Leia +  

A Abelha e uma colméia de ouro

 O primeiro campo de goles ( vermelho), é o simbolismo da intrépides, as grandes  conquistas e a disposição do povo de Jandira ao trabalho construtivo. no mesmo metal, no primeiro campo, de goles ( vermelho) são a lembrança de origem brasílica de nome do  Município, nome este que vem do JUND-EIRA, que quer dizer abelhas de mel ou melífera. 

No segundo campo, do mesmo esmalte uma polia de ouro que é a simbolização da indústria que muito pode ser representada a indústria frigorífica, neste caso o frigorífico Jandira S.A. No terceiro campo, de sinople (verde) é a esperança, a riqueza do solo fértil do Município de Jandira, no qual grande parte de seus habitantes desenvolvem suas atividades em trabalhos agro-pecuários.

Coroa mural de prata

é o simbolo do Município, da cidade, sendo  que de modo geral, no Brasil, esta peça vem desenhada com uma torre e duas  ameias acontecendo esse fato, até mesmo, com os brasões do Estado de São Paulo e do Municipio do Estado de São Paulo, que ao invés desta peça se apresentarem com três torres e duas ameias. E, assim sendo,  até em uso contrário, também, que vem a coroa mural com duas ameias e uma torre.

O Escude da Coroa Mural

Está colocado sobre a porta principal da Coroa Mural. Este escudete é do blao (azul) tendo no seu campo uma Flor de Lis de prata, que é a lembrança da Padroeira da Cidade.

 Faixa de prata ondulada

É o simbolo do rio Barueri- Mirim, afluente do lendario rio Tietê, que foi estrada liquida  que levou em seu dorso os bateloes das bandeiras ou Monsões fluviais com os Bandeirantes, que fixaram no mapa da America a fisonomia geografica do Brasil.

O listel de Prata

Vem neste metal, porque, o mesmo é a pureza dos ideais comuns, vem sobreposta a legenda: NISI DOMINUS CUSTODIERIT CIVITATEM, IN VANUN VIGILAT CUSTOS em letras de goles vermelhos.                                                                                                            Leia +

O ramo de louros

Na cor natural, é a representação da gloria, da recompensa justa do trabalho cívico, útil e profícuo que é uma das constantes do povo de Jandira.

O ramo de carvalho

Na sua cor, é a ação, o trabalho constante, e também, o estudo, enfim, o ensino para lembrar o Instituto Jose Manoel da Conceição, o grande pregador que nas suas andanças, para repousar, descansava a sombra de árvore o "FIGUEIRÃO". Esta árvore deveria ser declarada como monumento histórico para sua preservação de exterminio e vandalismo.

Copyright © 2008 Câmara Municipal de Jandira.
Todos os direitos reservados